NOTÍCIAS

voltar

Conheça as 50 melhores cachaças do Brasil

O 5º Ranking Cúpula da Cachaça elegeu, após meses de votação, diferentes etapas e degustação às cegas, os melhores rótulos do País. Confira o resultado

Durante o último final de semana, mais uma vez, os 11 integrantes da Cúpula da Cachaça se reuniram durante três dias na Chalé e Cachaçaria Macaúva, em Analândia no interior de São Paulo, para realizar a dura tarefa de degustar às cegas e ranquear as 50 cachaças selecionadas na fase anterior do Ranking Cúpula da Cachaça.

Pode parecer engraçado, mas julgar 50 das melhores cachaças do país é uma tarefa muito difícil. O nível de qualidade e excelência das marcas presentes exigiu muita atenção e concentração dos jurados.

“Nunca houve um ranking como esse, é o melhor de todos os tempos!”, exalta Milton Lima, um dos fundadores da Cúpula e jurado do ranking.

E realmente vários fatores contribuíram para essa afirmação, principalmente o alto nível das cachaças brancas – que são armazenadas em tanques de aço inoxidável e não passam por barris de madeira –, bem como a grande proporção delas em relação às cachaças armazenadas, envelhecidas, premium e extra premium, ambos fatos inéditos nos rankings realizados pela Cúpula.

Para reforçar o feito é só observar que entre as dez mais bem pontuadas, cinco são da categoria de cachaças brancas, quatro armazenadas/envelhecidas e, somente uma, premium/extra premium. Realmente impressionante!

Como é feito o ranking

A votação começa pela internet, em outubro de 2021: qualquer pessoa pode indicar três rótulos. Mais de 886 cachaças atraíram pelo menos um voto dos devotos do destilado brasileiro, desconsiderando as cachaças sem registro legal. Nesta lista, constam cachaças oriundas de 17 estados. O número de votos atingiu um total de 129.123. Esses números fazem com que a edição 2022 do Ranking seja a recordista absoluta em participação, ultrapassando os 43 mil votantes da edição 2018.

 

Confiram a reportagem completa no link abaixo :

 

https://paladar.estadao.com.br/blogs/ocachacier/conheca-as-50-melhores-cachacas-do-brasil/